Realidade virtual e aumentada

Olá, no post de hoje vamos falar sobre realidades, uma virtual e a outra aumentada e as suas diferenças. 


---


Primeiramente, temos que fazer a distinção entre estas duas realidades.




Resultado de imagem para REALIDADE VIRTUAL
A realidade virtual é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema operacional. O objetivo desta tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário.


“Percepção” é a palavra-chave mais importante para perceber o que é realidade virtual e como funciona.





No videoclipe desta música é representado um pouco do que é a realidade virtual. É nos apresentado um rapaz com o capacete de visualização e com as luvas de dados, que são objetos necessários para esta experiência. Ao inicio parece-nos que o que vemos é mesmo real, só no fim é que nos apercebemos que ele estava a vivenciar uma realidade virtual.
Com a ajuda das luvas e do capacete, é possível estimular todos os nossos sentidos, para que se torne para nós o mais real possível.



Viaje pelo mundo e experimente a sensação de vivenciar histórias incríveis sem sair de onde você está.

O objetivo da Realidade Virtual é projetar o que é real no ambiente virtual em tempo real, baseado as técnicas e ferramentas tecnológicas com o intuito de ampliar a sensação de realidade ao visitante. Resumidamente a Realidade Virtual é uma simulação do que se vive na plataforma informatizada. Pode ser também batizada de Realidade Ficcional, pois é através do que compreendemos das situações, que conseguimos aproximá-las do que é real.

Falando agora da sua história: 


O termo Realidade Virtual ou RV, teve início na década de 1970, data em que alguns estudiosos registaram as primeiras pesquisas relacionadas com o tema, como é o caso de Myron Krueger que utilizava o termo Realidade Artificial nos seus estudos de sistemas de computadores. O ano que marcou o início da Realidade Virtual foi 1980, com Jaron Lanier e seu simulador que foi compartilhado com vários usuários simultaneamente.

Para quem tiver interesse em experienciar este tipo de realidade fica aqui um video de interação:











---




Imagem relacionada
A realidade aumentada é uma experiência interativa de um mundo real, onde objetos que residem no mundo real são “acentuados” por informação perceptiva criada por computadores, incluindo visual, auditiva e olfativa. Pode ser construtiva (agrega ao ambiente natural) ou destrutiva (que esconde o ambiente natural). A realidade aumentada altera o mundo real do usuário, enquanto a realidade virtual substitui completamente o mundo real do expectador. Realidade aumentada é relacionada a dois termos muito usados, realidade mista, e realidade mediada por computadores.


Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real.



De onde surgiu?

Resumidamente, a Realidade Aumentada teve sua origem em algo muito simples: etiquetas. Os códigos de barras não estavam mais cumprindo com perfeição a tarefa de carregar todas as informações que se queria obter através de sua leitura. Por isso, foram criados os códigos 2D (duas dimensões), que permitiam o armazenamento de muito mais informação do que os códigos de barras. O que isso tem a ver com a Realidade Aumentada? Tudo!

Aqui fica um video que achamos que caracteriza bem o que é a realidade aumentada:






















---


webgrafia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_aumentada
https://www.youtube.com/watch?v=3V15IB3pc94
https://observador.pt/seccao/tecnologia/realidade-virtual/
https://www.youtube.com/watch?v=FHCYHldJi_g

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Balanço Geral- Final do 3º Período

Tipo de média de texto

Multimédia