Programas bitmap e vetoriais

Olá, no post de hoje vamos falar sobre os programas bitmap e vetoriais que são usados para trabalhar com imagens através do computador. 


---


As técnicas de compressão de imagem podem ser de duas naturezas distintas:

- Compressão sem perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem. Tipos de compressão sem perda de dados: GIF, PNG, JPEG 2000, TIFF.









- Compressão com perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original. Tipos de compressão com perda de dados: BMP, JPEG, Fractal compression, Wavelet compression.

















--- 

Formatos de ficheiros de imagem bitmap:

BMP
É uma abreviação de "Bitmap", ou mapa de bits. Este nome é quase literal, porque uma imagem em formato .bmp é basicamente um arquivo que descreve quantos pixels a imagem tem, e qual é a cor de cada pixel. Para fazer isto, o arquivo inclui, para cada pixel da imagem, três valores: um para luz vermelha, um para luz verde e um para luz azul. Cada um destes valores pode ser de 0 até 255; um pixel no qual os três valores são 0 será preto, e um no qual os três sejam 255 será branco. Alterando estes valores, é possível que cada pixel da imagem tenha entre 16.777.216 cores diferentes.
























GIF 
Uma característica dos GIFs você com certeza já conhece: eles podem ter vários quadros animados, o que permite que funcionem como pequenos vídeos leves e repetitivos. Essa característica fez com que o formato .gif se tornasse um dos mais amados da era pós-banda larga da internet (antes da banda larga, sites com muitos GIFs ficavam pesados demais). É difícil argumentar contra as possibilidades que isso apresenta:




























Mas a animação é apenas uma das características dos GIFs. A sigla significa "Graphics Interchange Format", ou "formato de troca de gráficos". O formato veio antes do .png e sua intenção era justamente compensar a deficiência da compressão .jpg para arquivos gráficos. O GIF também usa compressão, mas de uma maneira otimizada para gráficos, como logos e desenhos.



JPEG/JPG
é um método comum usado para comprimir imagens fotográficas. O grau de redução pode ser ajustado, o que permite a você escolher o tamanho de armazenamento e seu compromisso com a qualidade da imagem. Geralmente se obtém uma compressão pouco perceptível na perda de qualidade da imagem.Além de ser um método de compressão, é frequentemente considerado como um formato de arquivo.
A sigla vem do nome "Joint Photographic Experts Group".























PDF
Portable Document Format é um formato de arquivo usado para exibir e compartilhar documentos com segurança, independentemente do software, do hardware ou do sistema operacional. Inventado pela Adobe, o PDF agora é um padrão aberto mantido pela International Organization for Standardization (ISO). PDFs podem conter links e botões, campos de formulário, áudio, vídeo e lógica de negócios. Eles também podem ser assinados eletronicamente e são facilmente exibidos com o software gratuito Acrobat Reader DC.




















PNG


PNG (Portable Network Graphics) é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados.
Esse formato livre é recomendado pela W3C, suporta canal alfa, tem uma maior gama de profundidade de cores, alta compressão (regulável), além de outras características.
Além disso, o formato PNG permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens com o uso do canal alfa. O canal alfa, diferentemente da transparência do GIF, é capaz de definir o nível de opacidade de cada pixel, adequando-se a qualquer fundo de um site ou apresentação, sem serrilhamento, algo que não se consegue com os outros formatos populares. Por isso é um formato válido para imagens que precisam manter 100% da qualidade para reuso.





















TIFF

O TIFF (acrónimo para Tagged Image File Format) é um formato de arquivo raster para imagens digitais. Foi criado pela Aldus para uso no processo de impressão PostScript, porém agora é controlado pela Adobe. Transformou-se no formato padrão dos arquivos gráficos (32-bits) com elevada definição de cores.

É usado extensamente em aplicações de manipulação de imagem tais como Photoshop, DTP e scanners e também muito utilizado para o intercâmbio de imagens entre as diversas plataformas (hardware: PC, Macintosh, software: Linux, Windows). Há ainda a opção na qual um arquivo .tif ou .tiff tenha mais de uma página dentro de um único arquivo.























Formatos de imagem vetoriais:

CDR
As imagens digitais são armazenadas com a aplicação de determinadas especificações de codificação e compressão de arquivos desenvolvidos por diferentes criadores de aplicações, empresas e organizações. Os gráficos vetoriais referir os desenhos digitalizados e sequências animadas usando o software desenvolvido para criar estas imagens estáticas e motion graphics digitais. Arquivos gráficos vetoriais salvos no formato CDR também são chamados de arquivos de imagem CorelDRAW.























SXD 
(OpenOffice.Org DRAW): Possui uma ferramenta para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, logótipos e tudo mais, seguindo o mesmo conceito do CorelDraw, só que gratuito e também com grande qualidade, suportando a inclusão de imagens, gráficos, desenho de vetores e formas geométricas, textos, filmes, sons.

SVG
(Scalable Vector Graphics): Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vetoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados. A grande diferença entre o SVG e outros formatos vetoriais, é o fato de ser um formato aberto, não sendo propriedade de nenhuma empresa.

PS
(PostScript): É uma linguagem de programação especializada para visualização de informações, ou uma linguagem de descrição de páginas, originalmente criada para impressão e posteriormente modificada para o uso com monitores (‘display PostScript’). A linguagem fornece uma máquina de pilha e comandos específicos para o desenho de letras e figuras, incluindo comandos de traçado e formas de representação de imagens.



WMF 
(Windows Meta File): É um formato de arquivo gráfico do Sistema Microsoft Windows. Estes arquivos são portáveis entre as aplicações e possuem no seu conteúdo a característica gráfica vetorial, que ao ser visualizado mantém as características originais de imagem mesmo quando de sua ampliação.









Webgrafia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/CorelDRAW
https://pt.wikipedia.org/wiki/SVG
http://wiki.softwarelivre.org/Arte/FormatosVetoriais#SXD_OpenOffice_org_DRAW





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Balanço Geral- Final do 3º Período

Tipo de média de texto