Introdução à programação

Olá!! No post de hoje vamos fazer uma ficha de introdução à programação, onde vamos abordar alguns conceitos que vos possam esclarecer certas duvidas.




✰✰✰






1. "Nos dias de hoje, com o grande avanço da tecnologia, os diapositivos móveis estão a tornar-se muito poderosos."

Mudar é preciso, sendo imprescindível estarmos preparados para lidar com a velocidade em que ocorrem as transformações na sociedade. É algo supreendente o quanto mudamos na forma como comunicamos, relacionamos e nos informamos. Podemos perceber isso no mundo do trabalho, no consumo e nos hábitos da população, como exemplo pedir uma refeição, um transporte, fazer compras, uma transferência bancária e realizar uma reunião pelo telemóvel.

Estamos conectados 24 horas por dia e podemos acompanhar em tempo real tudo que ocorre do outro lado do mundo. A tecnologia e a inovação são dois itens que proporcionam evolução e revolução. Quem não acompanhar esse ritmo de transformação fica desatualizado e fora do contexto social. Há um tempo falava-se em globalização, que era a quebra de barreiras entre países. Chegamos a era digital, em que as informações se propagam em velocidade instantânea e há comunicação direta entre as pessoas, sem limites de tempo e espaço.

Durante muito tempo, temia-se o avanço tecnológico e não tínhamos a noção de onde poderíamos chegar. Falava-se em substituir o homem pela máquina, mas o que podemos perceber é que houve uma integração entre eles. O maior património das empresas é o seu capital intelectual e os seus colaboradores. O ser humano, principalmente dotado de conhecimento, será sempre necessário na concepção de produtos, serviços e na interface com a máquina.


2. Abordagem ao sistema operativo android.

Android é um sistema operacional (SO) baseado no núcleo Linux e atualmente desenvolvido pela empresa de tecnologia Google. Com uma interface de usuário baseada na manipulação direta, o Android é projetado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque como smartphones e tablets; com interface específica para TV (Android TV), carro (Android Auto) e relógio de pulso (Android Wear). O sistema operacional utiliza-se da tela sensível ao toque para que o usuário possa manipular objetos virtuais e também de um teclado virtual. Apesar de ser principalmente utilizado em dispositivos com tela sensível ao toque, também é utilizado em consolas de videogames, câmaras digitais, computadores e outros dispositivos electrónicos.

Um aspecto a ser ressaltado é que celulares não são os únicos a serem equipados com Android. Tablets, consoles móveis, e agora uma série de novos produtos, como TVs, computadores e dispositivos vestíveis, já estão sendo fabricados com ele. Esta fragmentação é uma das grandes vantagens desse sistema operacional para sua popularização, mas também uma desvantagem pelo fato de ele não ser unificado.

O sistema é uma das grandes armas do Google nos últimos anos, pois é extremamente popular, ganhou público tanto com os modelos mais simples como com os tops de linha, e não há dúvida de que deve manter-se no topo ainda por um bom tempo. Vale a pena conhecer o Android!



✰✰

Até ao próximo post,

 Elisa e Cris 


webgrafia:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Balanço Geral- Final do 3º Período

Tipo de média de texto

Multimédia