Programação App_Inventor

Olá!! No post de hoje começamos um novo projeto, devido ao inicio do 3º período. Vamos desenvolver uma app futuramente, mas para já ainda sabemos pouco sobre programação.



✰✰✰


Nesta aula fizemos uma iniciação à programação, e criamos uma espécie de saudação através da App: http://appinventor.mit.edu/explore/ 









Sobre o MIT App Inventor sabemos que é uma plataforma de desenvolvimento de aplicações para smartphones e tablets Android, desenvolvida pelo Google, e mantida pelo MIT. É totalmente grátis e democratiza o desenvolvimento de apps.

É considerada uma ferramenta simples e poderosa; É Visual e intuitiva; Tem Interface gráfico do tipo drag and drop, fácil de utilizar; Contém programação por blocos; Os projetos ficam alojados na cloud (armazena os projetos criados num servidor próprio) e, por fim, promove o pensamento computacional.

Ele permite que os recém-chegados à programação de computador criem aplicativos de software para o sistema operacional Android. Usa uma interface gráfica, muito semelhante ao do zero e da interface do usuário StarLogo TNG, que permite aos usuários arrastar e soltar objetos visuais para criar um aplicativo que pode ser executado em dispositivos Android.
 Ao criar o App Inventor, o Google ganhou pesquisas significativas prévia em informática educativa, bem como o trabalho feito dentro do Google em ambientes de desenvolvimento on-line.



História da App



O Aplicativo foi disponibilizado através de solicitação em 12 de julho de 2010, e lançado publicamente em 15 de dezembro de 2010. o App Inventor Team foi liderado por Hal Abelson e Mark Friedman.

No segundo semestre de 2011, a Google lançou o código fonte, rescindiu o seu servidor e forneceu o financiamento para a criação do MIT Center for Mobile Learning liderados pelo criador do App Inventor Hal Abelson e colegas professores do MIT, Eric Klopfer e Mitchel Resnick a versão do MIT foi lançada em março de 2012.

Em 6 de Dezembro de 2013, MIT App Inventor 2 foi lançado, renomeando a versão original como "App Inventor Classic". As principais diferenças são:
O Editor de Blocos na versão original funcionou em um processo java em separado, usando a biblioteca aberta "Blocks JAVA" para a criação de blocos visuais de linguagens de programação;

Open Blocks é distribuído pelo Scheller Teacher Education Program (STEP) e é derivado da pesquisa de mestrado tese por Ricarose Roque. Os professores Eric Klopfer e Daniel Wendel do programa Scheller apoiaram a distribuição de BLOCKS abertas no âmbito da licença MIT.


✰✰✰

Até ao próximo post,

✵ Elisa e Cris ✵

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Balanço Geral- Final do 3º Período

Tipo de média de texto

Multimédia